A importância do checklist digital para inspeções, vistorias e auditorias

Empresas que dependem da execução de checklists em suas rotinas sabem que o processo de checagem pode dar muita dor de cabeça quando não é bem executado. Ao mesmo tempo em que entendem que o processo não pode ser subestimado, gestores muitas vezes encontram dificuldade em aprimorar a verificação e evitar falhas.

O médico norte-americano Atul Gawande, que se especializou na redução de falhas e aumento da segurança no trabalho, escreveu o livro “Checklist: Como fazer as coisas bem feitas” para mostrar a importância das listas de verificação no ambiente de trabalho.

Segundo ele, profissionais caem o tempo todo em armadilhas como a falibilidade da memória e da atenção humana. Outro perigo surge quando as pessoas enganam a si mesmas achando que podem suprimir passos, mesmo quando se lembram deles.

Por isso, ele defende o uso dos checklists, por mais maçantes que possam parecer, como um suporte diante da falibilidade da nossa memória em decorrência das tarefas operacionais.

Vantagens imediatas

O cenário fica um pouco mais complexo diante de tarefas externas com um certo grau de subjetividade, como em inspeções, vistorias e auditorias. Cada serviço deve ser executado de acordo com o contexto do ambiente vistoriado, do contratante e do contratado.

Por isso é essencial contar com ferramentas de checklist digital. A diferença, nada sutil, é que esses softwares acabam com a necessidade do uso do papel para o registro das informações, o que facilita e acelera a coleta e análise das informações – que pode ser realizada até mesmo em tempo real.

Os ganhos com a implantação do checklist digital para uma empresa podem ser divididos em benefícios financeiros e benefícios humanos. Financeiramente, o checklist digital representa um aumento da produtividade, eficiência, e do ROI (Retorno de Investimento).

Para as equipes, há melhoria na gestão de processos e segurança – especialmente para funcionários que trabalham sob risco. Neste caso, o checklist mostra exatamente o que fazer para evitar acidentes.

Assuma o controle

Aos gestores, implantar uma ferramenta de checklist garante o controle absoluto da execução de tarefas por equipes, sejam elas externas ou internas. Os sistemas mostram a localização das equipes e possibilitam a rastreabilidade de informações como fotos do local vistoriado e o acesso fácil e rápido aos dados.

Ou seja: o checklist digital acaba indo além de sua função inicial, gerando dados importantes que no futuro podem mostrar como melhorar procedimentos, construindo uma cultura de business intelligence. As informações terão uma grande acuracidade por terem sido captadas de forma presencial e sistematizada.

Conheça o We.Check

O We.Check é um sistema com versões web e mobile desenvolvido pela Tracking Trade para apoiar equipes que dependem de checagens operacionais diárias, inspeções, vistorias, auditorias, eliminando pranchetas e papéis e promovendo agilidade.

Com ele é possível acompanhar sua operação em tempo real por painéis qualitativos, organizando a rotina de sua equipe com checklists digitais e planos de ação com inteligência de mercado. Com o diferencial de que é possível customizar seu próprio checklist de acordo com a área de atuação e interesses em determinado setor da empresa.

Entre em contato para mais informações.

Assine nossa Newsletter

Receba conteúdos exclusivos