Já falamos aqui sobre como o BPO (Business Process Outsourcing), que grosseiramente pode ser definido como a terceirização de processos corporativos, pode ser importante para que as empresas ganhem tempo para se dedicarem ao core de seu negócio.
A aplicação do BPO é bastante ampla. Pode ser adotada para recursos humanos, vendas, marketing, comunicação, manutenção de equipamentos, contabilidade…
Neste artigo, veremos como o BPO para a área de tecnologia pode ser um importante aliado das empresas para dar um passo além e melhorar os negócios.
O básico já não é suficiente
falta de visão e cultura de inovação sobre processos de TI, historicamente, criou um descrédito para este tipo de profissional no mundo corporativo. Com raras exceções, departamentos de TI se tornaram meras oficinas, que servem para corrigir problemas em softwares e hardwares de equipamentos de informática. Basicamente, prestam assistência técnica.
Nos últimos anos os profissionais de TI ganharam novas demandas, com a exigência de serem mais proativos, pensando em estratégias e até desenvolvendo soluções para melhorar os sistemas da empresa. Mas essa mudança custa dinheiro: é preciso treinar e capacitar funcionários antigos, ou contratar novos, além de investir em novas ferramentas e produtos de automação.
Por isso, muitas empresas desistem de modernizar suas áreas de TI e mantêm o departamento apenas como um apoio da empresa para assuntos de tecnologia.
A saída é o BPO
É nessa hora que o BPO se revela uma boa alternativa. Com o BPO os gestores podem repassar todas as demandas de tecnologia corporativa para uma empresa especializada, com profissionais atualizados e sistemas modernos que se moldarão aos interesses do negócio.
Mais que a manutenção de máquinas e programas, os profissionais de BPO vão avaliar se os sistemas utilizados pela empresa estão adequados, sugerir mudanças e até desenvolver novas soluções para a digitalização de processos.
Vantagens e consequências
Para aplicar o BPO, a empresa deverá estar bastante atenta às técnicas e missões dessa metodologia. Ela não se restringe somente à contratação esporádica. É um método completo em que os processos são mapeados, e a gestão elabora um plano estratégico no qual grande parte das operações dessas atividades-meio é transferida para um parceiro especializado.
Mesmo assim, o controle das operações permanece com o contratante. Recorrer ao BPO não significa assinar uma carta em branco para a empresa contratada, pelo contrário: principalmente no começo, o gestor acompanha tudo de perto, como se os profissionais de BPO fossem novos colaboradores. A vantagem é o ganho em eficiência e agilidade nos processos.
Outro ponto de conflito é a ideia de que contratar um BPO gera economia para e empresa. Pode até ser, mas isso nem sempre é verdade – o objetivo é melhorar processos e dar tempo para que a empresa cuide melhor de sua verdadeira vocação.
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