O que as empresas de sucesso têm em comum? Produtos inovadores? Processos padronizados? Um bom serviço de marketing? Respeito aos ideais de seus fundadores? Com certeza elas compartilham alguma dessas características.
Mas se fosse necessário escolher um só ponto equivalente entre as companhias de destaque, principalmente nas últimas duas décadas, este seria o controle rígido de processos de gestão e a atuação com a Inteligência de Negócios.
Inteligência de Negócios é o conjunto de metodologias, processos, arquiteturas e tecnologias que transformam dados brutos em informações significativas e úteis para tomadas de decisões mais eficazes, produção de insights e aperfeiçoamento de processos operacionais dentro de uma empresa.
Inteligência de negócios para crescer
Mas como exatamente a Inteligência de Negócios pode ajudar a minha empresa a crescer – ou a superar um problema? Em primeiro lugar, a atuação dos profissionais contratados para implantar os sistemas de inteligência dará munição para que os gestores conheçam de fato o funcionamento da empresa em sua totalidade – com dados que eles não tinham antes, como a produtividade de cada funcionário, gastos desnecessários, produtos que não se pagam.
Tudo por meio de dados e análises frias, imunes à emoção. Com isso, os gestores podem tomar decisões de forma mais rápida e eficiente. O objetivo principal da Inteligência de Negócios é cortar custos. Mostrar onde a empresa está gastando sem precisar.
É impossível dissociar a Inteligência de Negócios da tecnologia. Sistemas de automação e controle devem ser adotados, para que se integrem ao sistema da própria empresa, para a obtenção dos dados. Por isso é importante contar com empresas e profissionais experientes, que possam oferecer soluções personalizadas na hora de contratar serviços de inteligência.
A dica é pesquisar, falar com gestores de outras empresas que já passaram por essa experiência e procurar os clientes dos prestadores de serviço de tecnologia de gestão.
Tenha atitude
Atuar com base na Inteligência de Negócios parece simples e até óbvio. Mas não é bem assim. Implantar processos inteligentes exige, em primeiro lugar, a percepção dos gestores de que algo não está correto.
Ou, para bons líderes, não é preciso esperar os problemas aparecerem – a Inteligência de Negócios também pode ser adotada por empresas “saudáveis” para que elas simplesmente atinjam índices maiores de crescimento.
Para isso, os gestores precisam ter coragem. Este é um ponto fundamental na Inteligência de Negócios. Embora o próprio conceito presuma uma ação analítica e racional, se não houver atitude e vontade do gestor em tomar decisões com base nos dados adquiridos, todo trabalho pode ir por água abaixo.
Porque, para implantar a Inteligência de Negócios, pode ser necessário tomar medidas difíceis. As análises podem indicar que funcionários de confiança devem ser cortados; ou revelarem que aquelas soluções adotadas por intuição não são as mais adequadas. Ou, pior ainda, recomendar que o próprio gestor está mais atrapalhando que ajudando a sua companhia.
As nossas soluções
A Tracking Trade tem uma variedade de soluções em tecnologia para identificar e solucionar os problemas de sua empresa. Temos uma equipe preparada para analisar os processos, apontar e desenvolver a melhor ferramenta para o seu negócio, com acompanhamento da implementação e monitoramento dos dados pelo tempo que for necessário.
Embora a tecnologia esteja sempre no nosso foco, nosso produto é melhorar o seu negócio. Para isso podemos desenvolver um software, criar um aplicativo ou simplesmente termos uma boa conversa.
Se interessou? Saiba mais sobre nossos serviços ou entre em contato para mais informações.