Dashboards já são ferramentas comuns e bastante conhecidas em empresas de diversos setores e tamanhos. Mas será que o que você costuma fazer é mesmo um dashboard ou apenas um relatório avançado?
Mais do que isso: os dashboards já evoluíram o suficiente em relação à automação das tomadas de decisão a ponto de dizermos que estamos na era do Dashboard 4.0.
Mas não precisa se desesperar. Se você ainda não sabe nem o que é dashboard propriamente dito, vamos explicar neste artigo seus principais conceitos e sua evolução até os painéis de controle dos dias atuais.
Quantidade, mas não qualidade
A implantação de dashboards quase sempre foi um problema para empresas porque, na prática, eles passavam a representar mais dados para analisar e mais informações para assimilar – ou seja, mais trabalho.
Desde os sistemas de ERPs até os dashboards mais modernos, no entanto, muita coisa mudou. Hoje eles já funcionam com interfaces agradáveis e intuitivas, mas a maioria ainda peca na essência: continuam sendo meros aglutinadores de dados.
Automação e dashboard 4.0
O termo “dashboard” tem origem nos painéis de veículos. E a analogia é bastante válida. No começo, os painéis mostravam dados elementares como velocidade, nível de combustível, rotação do motor.
Posteriormente outras informações surgiram: necessidade de manutenção em algumas peças, temperatura externa e interna; até os dias atuais, em que carros já exibem o consumo médio de combustível ou a necessidade de encher os pneus.
Mas, mesmo com todos os avanços, os automóveis ainda não são capazes de se dirigirem sozinhos ao posto de gasolina e solicitarem sozinhos o abastecimento. Pois é mais ou menos isso que está começando a acontecer com os dashboards.
Em vez de apenas reunirem dados coletados pelas equipes, eles funcionam de modo interligado com setores e identificam a necessidade de correções em tempo real.
Por exemplo: se um maquinário apresenta algum defeito que está atrasando a linha de produção, o dashboard consegue emitir um alerta para que o gestor faça as correções necessárias.
Mudança de ponto de vista
Pode parecer uma função que outras ferramentas conseguem contemplar, mas a verdade é que o dashboard 4.0 representa uma mudança importante de visão para as empresas: a de prevenir em vez de remediar.
Ou seja: em vez de apagar incêndios, apenas identificando erros e corrigindo-os, os dashboards de hoje criam a condição para que os erros sejam evitados. E para que processos sejam previstos. Isso vale para tudo: operações, vendas, gestão de equipes, etc.
Não chega a ser um modelo de Inteligência Artificial que faz tudo sozinho, mas é certo afirmar que os dashboards tornam possíveis ações que não seriam executáveis apenas com a intervenção humana.
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