INSIGHTS

Pesquisar

Data Driven

O que é e como aplicar na sua empresa

Segundo um relatório do Capgemini Research Institute, empresas movidas a dados superam seus concorrentes de forma ampla, obtendo 70% mais receita por funcionário e gerando 22% mais lucros!

Outro relatório, Build An Insights-Driven Business, de 2022, diz que empresas com gestão Data Driven são 8,5 vezes mais propensas a relatarem crescimento de receita de pelo menos 20% ano após ano.

Mas por quê? Veja a seguir.

O que é Data Driven 

Data Driven significa, literalmente, “orientado por dados”. 

Portanto, uma gestão Data Driven trata-se de uma administração onde os gestores tomam decisões sempre com base em dados e números e não em opiniões, “feeling” ou suposições.

Por que esse tipo de gestão tende a gerar mais resultados?

Porque os dados são isentos*, enquanto o feeling e as opiniões são gerados a partir de experiências individuais. 

Então, as experiências individuais não são úteis para a gestão?

São! Do ponto de vista evolutivo, o feeling, por exemplo, é um recurso muito útil aos humanos, já que permite uma reação rápida que pode, literalmente, salvar sua vida. Mas do ponto de vista empresarial, não é inteligente tomar decisões baseadas APENAS nesse recurso.

Isso porque esse tipo de comportamento pode causar desde problemas estratégicos para a imagem da empresa, até prejuízos financeiros severos.

Imagine, por exemplo, que o gestor de uma empresa X teve uma vida e experiências muito diferentes da realidade do público alvo que esta empresa atende.

Sem dados confiáveis e agindo apenas por feeling ou suposição ele certamente fará escolhas muito diferentes do que é esperado por esse público e, consequentemente, diferentes da imagem que a empresa deseja passar.

Certamente, você já viu dezenas de casos assim: companhias que suaram a camisa para não manchar a reputação por conta de decisões baseadas em opinião, feeling ou recortes de realidade que não foram constatados por dados.

Na parte operacional o problema pode ser ainda mais visível já que a tomada de decisão sem embasamento pode prejudicar a logística, o controle de estoque, controle financeiro, entre outras áreas.

De onde vêm os Dados?

Os dados estão em todo lugar e em grande quantidade nas empresas! 

Eles aparecem em números, índices, na forma de tarefas, comportamentos, atividades, entre outras centenas de formatos. 

No começo da década, algumas pesquisas estimavam que 163 zettabytes de dados seriam gerados no mundo em 5 anos (até 2025). Esse patamar foi atingido em apenas 1 ano! 

Neste cenário de excesso e de dispersão de informações, a grande maioria dos gestores ainda fica perdida, sem saber como ou quais dados coletar, tratar, gerir e descartar.

A pergunta então não deveria ser “onde estão”, mas “como identificar e usar os dados?”.

A saída “mais fácil” à primeira vista é contratar equipes de BI (Business Inteligence). E essa é uma boa alternativa até certo ponto. 

O primeiro problema dela é o custo elevado devido às habilidades específicas exigidas para as funções e também devido à escassez de profissionais qualificados frente à alta demanda do mercado atualmente. 

O segundo problema é que como dissemos, dados são isentos, mas a interpretação deles não! Sendo assim, uma equipe de BI é útil na extração, tratamento e apresentação de dados, mas não necessariamente para atender problemas de negócios do seu time.

Dados NÃO são importantes…

A história que eles contam é!

A verdade é que dados são apenas dados e não têm importância nenhuma se não são transformados em informações e insights que apontam uma direção para a empresa.

Por isso, mais do que gráficos e planilhas é necessário digitalizar processos, interligar informações coletadas, analisar os cenários e corrigir problemas.

Como aplicar a gestão Data Driven na sua empresa

Se a sua empresa ainda não segue uma gestão Data Driven, fique tranquilo, você não é o único e nem precisa fazer isso sozinho. A verdade é que grande parte das empresas ainda está em processo de descoberta e implementação desse tipo de ação, que foi acelerada após a pandemia do Covid-19.  

Para facilitar o seu processo, trouxemos algumas diretrizes essenciais. Veja:

1 – Cultura

Tudo começa por ela e a cultura deve ser propagada dos gestores aos executores. Não cobre dos colaboradores um comportamento que não oferece a eles.

Portanto, se você é gestor, comprometa-se com essa ideia e promova comportamentos analíticos.

Organize todos os processos do seu time, revise estratégias, KPI’s e métricas e tenha em mente que muito mais do que em ferramentas, a cultura Data Driven precisa estar na forma de pensar e resolver problemas.

Sempre que precisar tomar uma decisão, pergunte a si mesmo: “prefiro tomar decisões com base em dados e faturar mais ou fazer do meu jeito e correr riscos desnecessários?”. 

2 – Humildade para deixar os achismos de lado e aceitar alguns fatos

Muitas vezes, mesmo tendo acesso aos números, o gestor deseja implementar decisões com base em suas próprias experiências. Lembre-se: suas experiências são suas e, não necessariamente refletem a realidade do seu cliente ou do seu negócio! 

3 – Use ferramentas certas para coletar, tratar e avaliar dados 

Os dados precisam vir de algum lugar e quanto mais eficiente for esse processo, melhor!

Você pode investir em equipes de Business Intelligence (BI), mas saiba que também existem outras maneiras de garantir um bom acesso aos dados.

Atualmente já existem aplicativos e softwares que coletam, tratam e mostram os dados seguros em tempo real. Como é o caso de algumas soluções oferecidas pela TrackingTrade.

Lembre-se que, neste caso, eficiência deve contemplar tempo, dinheiro e confiabilidade.

4 – Invista em pessoas

De posse do uso de ferramentas que auxiliem na coleta, integração e visualização dos dados por todos os membros do time, é preciso garantir que todos saibam traduzir os números em informações!

Invista e capacite as pessoas que trabalham com você para que eles tenham o conhecimento necessário para interpretar e aplicar os dados obtidos. Afinal, como dissemos antes, os números são isentos, mas a interpretação deles não!

5 – Faça boas parcerias!

O Universo dos dados é gigantesco e é quase impossível navegar por ele sozinho de forma bem sucedida. Certifique-se de que você pode contar com bons parceiros para aplicar data driven na sua empresa.

A TrackingTrade é uma parceira estratégica! 

Desenvolvedora de tecnologia para gestão com foco em dados, nossa equipe também tem know-how em processos e experiência em jornada de transformação digital. 

Nossos aplicativos ajudam seu negócio a coletar, tratar, visualizar e avaliar dados, ainda oferecemos suporte de equipes personalizadas (não terceirizadas) para que você consiga obter resultados reais!

Quer entender melhor sobre as soluções TrackingTrade? Então agende agora uma demonstração gratuita das nossas ferramentas.

Você também pode se cadastrar para receber nossa newsletter mensal diretamente no seu e-mail!

[contact-form-7 id=”343″ title=”Formulário de Newsletter”]

Siga nossas redes sociais

Sobre a TrackingTrade

Além do know how tecnológico, nossa equipe conta com especialistas nos diferentes segmentos em que atuam, gerando valor aos negócios de nossos clientes, traduzindo seus conhecimentos em excelência nos processos operacionais, comerciais e regulatórios. Como resultado, entregamos otimização, padronização, redução de custos e foco na produtividade e qualidade.

Receba conteúdos exclusivos e fique por dentro das novidades.