INSIGHTS

Pesquisar

Os 3 maiores desafios das empresas na era digital (e como superá-los)

Desafio é o que não falta para as empresas, de modo geral. Mas, na era digital eles tomam uma proporção ainda maior, já que com o mundo ao alcance de um clique a concorrência aumenta muito.

Se antes sua empresa precisava se preocupar apenas com os concorrentes locais ou regionais, agora é preciso estar de olho também nos gigantes do mercado, na experiência do cliente, nas novas tecnologias, nas inovações…

Afinal, agora a competição não é apenas por preço ou qualidade de produto e serviço, mas também pela atenção e confiança do consumidor!

Seu time está preparado para tudo isso?

Como monitorar, inovar e garantir a sobrevivência em um mundo em constante e acelerada mudança?

Nas próximas linhas veremos os 3 maiores desafios das empresas no momento atual da humanidade e como superá-los de forma simples.

Os desafios 

1. Transformação digital

Há muito tempo que a transformação digital deixou de ser apenas uma tendência para se tornar uma necessidade fundamental para a sobrevivência dos negócios. No entanto, a migração para o digital pode ser desafiadora tanto por motivos culturais e de resistência de algumas equipes (principalmente por parte dos tomadores de decisão!) quanto também para aquelas empresas que ainda dependem muito de processos manuais ou desatualizados.

A resistência à mudança, a falta de habilidades técnicas e a dificuldade de integrar novas tecnologias nos sistemas existentes são barreiras muito comuns, mesmo após a pandemia, período em que muitos negócios foram obrigados a se movimentarem em direção à tecnologia como forma de sobrevivência.

Como vencer esse desafio?

Diante deste problema, você tem duas opções: se adaptar ou ficar estagnado (mas tenha em mente que a segunda opção, fatalmente, levará seu negócio à falência. É apenas uma questão de tempo!).

A boa notícia é que se adaptar é menos difícil do que você imagina. Aplicando Inteligência de Negócios por meio de ferramentas poderosas, mas fáceis de integrar ao dia-a-dia é possível acelerar e otimizar o processo de transformação digital. 

Isso porque Inteligência de Negócios (ou Business Intelligence/BI), o conceito que refere-se ao processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações, oferece suporte à gestão dos negócios. 

Por meio de soluções, como por exemplo WeCheck, OneTrade, PriceTracking e outras, é possível analisar os próprios processos internos em tempo real, identificar gargalos e oportunidades de automação, evitar retrabalho, perda de recursos, etc. 

Além disso, o BI fornece insights valiosos que permitem uma transição suave para o digital, oferecendo dados concretos que orientam o processo de tomada de decisão.

2. Excesso de Dados

Com o primeiro desafio, vêm os outros… Diante da transformação digital, o volume de dados gerados todos os dias, de forma acelerada, é imenso e isso não vai mudar. Pelo contrário: continuará a crescer e cada vez mais rápido. 

E por que isso seria ruim?

Estamos sempre escutando que “os dados são o novo petróleo”. Sendo assim, uma quantidade enorme de dados deveria ser um benefício em vez de um desafio!

De fato, dados são valiosíssimos, mas apenas quando conseguimos estruturá-los de forma a tirar informações importantes e úteis deles. Caso contrário, podem inclusive atrapalhar!

Atualmente, o grande desafio para as empresas não é apenas coletar esses dados, mas extrair valor deles. Muitas organizações sofrem com a sobrecarga de informações, sem saber quais dados são relevantes para suas operações e estratégias.

Portanto, a capacidade de aproveitar os dados de forma eficaz é um dos maiores desafios das empresas. 

O resultado: dinheiro na mesa com informação valiosa, mas nenhuma ação!

Como vencer esse desafio?

Com clareza!

O primeiro passo é definir de forma clara os problemas de negócio e as metas a serem atingidas, assim ficará mais fácil definir que dados são importantes e passíveis de monitoramento.

A partir daí, a Inteligência de Negócios ajudará a empresa a resolver o eterno problema da gestão de dados, por meio da organização das informações, permitindo a interpretação de um grande volume de dados e transformando-os em insights úteis. 

Como isso acontece:
As soluções de BI oferecem dashboards dinâmicos, relatórios personalizados e visualizações claras que ajudam a filtrar as informações mais importantes para cada setor da empresa.

O ideal é que os dados fiquem organizados de maneira intuitiva e relevante, para que o time consiga identificar prontamente e trabalhar de forma eficiente e assertiva com as informações que realmente importam. 

3. Necessidade de decisões rápidas

Uma das principais características da era digital é a velocidade em que as coisas acontecem. O ritmo dos negócios é cada vez mais veloz, o que torna a capacidade de tomar decisões rápidas e precisas uma necessidade. 

O grande problema é que a pressão para ser ágil costuma levar a decisões mal embasadas e arriscadas. Isso ocorre especialmente quando não existe clareza sobre os problemas de negócios, sobre os dados necessários ou até sobre o que já foi coletado, mas não está estruturado para uma análise em profundidade. 

Já se sentiu pressionado a tomar uma decisão rápida para resolver um problema?

É neste momento que muitas empresas enfrentam consequências difíceis.

Como vencer esse desafio?

Com velocidade e precisão!

As ferramentas de Inteligência de Negócios agilizam a coleta, estruturação e análise de dados, fornecendo insights em tempo real e uma visão clara das operações, clientes e mercado, sem a necessidade de longos relatórios e análises manuais. 

Esse processo permite que os times tomem decisões rápidas, embasadas e mais seguras ou façam ajustes estratégicos. 

É um fato que a era digital trouxe grandes desafios, mas também é inegável que ela oferece enormes oportunidades. Assim, empresas que souberem aproveitar o poder dos dados com a ajuda da Inteligência de Negócios terão mais facilidade em superar esses desafios e em se destacar no mercado.

Se o seu negócio ainda não investe em BI ou não tem um time disponível para isso, adapte-se, o futuro da empresa pode estar em jogo!

Conte com parceiros que possuem Know How no assunto. 

A TT possui soluções para coleta, estruturação, tratamento e disponibilização de dados em tempo real, além de oferecer um atendimento personalizado, com uma equipe de especialistas não terceirizados, que pode ajudá-lo! 

Para entender melhor sobre as soluções TrackingTrade, basta agendar uma demonstração gratuita das nossas ferramentas.

Você também pode se cadastrar para receber nossa newsletter mensal diretamente no seu e-mail!

Receba conteúdos exclusivos e fique por dentro das novidades.