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Workflows e SLA: como a implementação de um fluxo eficiente pode reduzir o SLA e aumentar o faturamento

O mundo empresarial é feito de acordos e um dos mais importantes deles é o Service Level Agreement (SLA) ou Acordo de Nível de Serviço, que garante tanto os direitos do prestador de serviços quanto os do contratante. 

O SLA é uma espécie de contrato que funciona como uma proteção para ambas as partes. Por meio dele são definidas as regras do acordo, o padrão do serviço contratado/ofertado, os compromissos firmados entre as partes e possíveis penalidades em caso de descumprimento dos mesmos.

Com os parâmetros claros para a prestação de um serviço e métricas compartilhadas, fica mais fácil discutir eventuais dificuldades e perceber o bom desempenho no trabalho.

Excelente, não é mesmo?

Acontece que, na prática, as circunstâncias e condições para o cumprimento do nível de serviços se alteram e as expectativas do cliente podem ser afetadas!

É neste cenário que o workflow se apresenta como uma boa solução para a redução do SLA, deixando clientes mais satisfeitos e, consequentemente, aumentando o faturamento. Nas próximas linhas deste insight você verá como utilizar essa ferramenta de forma eficiente para atingir essa finalidade.

A implementação de um Workflow eficiente

Assim como o SLA indica todos os passos e serviços que serão prestados durante o trabalho, o workflow também funciona como um roteiro, indicando uma sequência de passos que precisam ser seguidos, mas neste caso para completar uma tarefa ou processo.

Workflow nada mais é do que o desenho de um fluxo de trabalho que permite às empresas aumentar a eficiência, reduzindo a possibilidade de erros por meio da automatização de processos.

Embora, pela definição do termo, pareça que workflow é uma coisa muito simples, o simples bem feito é o que traz resultados reais e a implementação de um fluxo eficiente muda tudo, fazendo maravilhas para a empresa. 

Veja como a implementação de um fluxo de trabalho pode reduzir o SLA e aumentar o faturamento:

  • Otimização da gestão dos membros da equipe 

Um workflow eficiente permite gerenciar melhor as tarefas e responsabilidades da equipe, o que pode levar a uma resolução mais rápida de problemas e, à consequente redução do lead time (tempo que a equipe responsável leva para realizar o serviço, do momento em que é aberto um chamado até a sua finalização).

  • Impulsionamento dos ganhos de produtividade

A automatização, a melhor gestão de equipe e os processos claros e bem definidos ajudam a aumentar a produtividade do time, já que reduzem o tempo gasto em tarefas desnecessárias ou repetitivas.

  • Melhoria na alocação de recursos

Como vimos na imagem acima, a definição de prioridades faz parte do SLA e um workflow estruturado permite os ajustes necessários nos cronogramas para o atendimento dessas prioridades.

Essas definições e ajustes impactam diretamente na alocação de recursos de maneira mais eficiente, garantindo que estejam disponíveis onde e quando forem mais necessários.

  • Aumento da visibilidade do projeto 

Fluxos de trabalho transparentes e documentados proporcionam uma visão clara do progresso do projeto e permitem o monitoramento em tempo real, facilitando a identificação de gargalos. 

Essa maior visibilidade permite às empresas aumentar a capacidade de resolução de problemas que possam afetar o cumprimento do SLA de processos rapidamente, o que nos leva à próxima contribuição…

  • Apoio à tomada de decisões inteligentes 

Com a implementação de workflows, as empresas podem coletar e centralizar dados valiosos sobre o desempenho de seus processos. Esses dados devem ser usados para identificar áreas de melhoria e embasar tomadas de decisões que irão prevenir atrasos e reduzir o SLA de maneira mais eficaz.

  • Garantia de cumprimento de regras e diretrizes estabelecidas no SLA

A roteirização e o acompanhamento das etapas de cada processo facilitam a padronização e dificultam o descumprimento de regras previstas no SLA.

  • Satisfação do cliente

A última e, talvez, principal contribuição de um SLA bem elaborado e alinhado com um fluxo de trabalho eficaz é a capacidade de melhorar a satisfação do cliente, pois as expectativas são gerenciadas de forma mais precisa e os serviços são entregues dentro dos prazos acordados.

Inteligência de Processos

Em insight anterior já exploramos o tema de Inteligência de processos e a utilização de tecnologias e técnicas para analisar, otimizar e automatizar os processos em uma organização. 

Como sua companhia usa ferramentas para melhorar os processos e reduzir o SLA?

Se você não tem uma resposta para essa pergunta, fique atento… Sua empresa pode estar deixando dinheiro na mesa!

A TrackingTrade possui soluções para a implementação de workflows, gerenciamento de rotinas e tarefas on e off-line e uma equipe especialista em inteligência de processos. Além de entregar todos os dados de forma organizada em um Painel visual (dashboard) para você não se preocupar com NADA além das estratégias de negócio! 

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