Tecnologia e Digitalização no Setor Público

O que é, como promover e quais os impactos na vida do cidadão?

A gestão pública precisa lidar com inúmeros desafios, entre eles a burocracia, lentidão de processos e ineficiência. 

Como população, tendemos a acreditar que esses são problemas sem solução. Entretanto, nos últimos anos, a digitalização do setor público vem mostrando que não é bem assim…

Sobretudo após a pandemia do Covid-19, quando a tecnologia se apresentou como uma alternativa ao isolamento social. 

Naquele momento, o Estado, que já fomentava iniciativas rumo à transformação digital, passou a encarar a digitalização como urgente em todas as suas esferas.
Mas, como essa transformação vem acontecendo?

O que é a transformação digital e como ela vem acontecendo no setor público?

Ao contrário do que a maioria das pessoas pode pensar, a transformação digital não consiste em inserir aparatos tecnológicos no dia-a-dia, mas automatizar tarefas, facilitando a rotina e tornando-a eficiente por meio da tecnologia. 

Portanto, não basta fazer uso de um aplicativo para inserir dados ou informações de um processo de forma manual e isolada. 

É necessário que as ferramentas sejam capazes de conduzir uma jornada totalmente integrada, que acompanhe o processo do início até sua completude e ao final, forneça dados que possam servir de insumo para novas decisões, cada vez mais eficientes e assertivas. 

Como isso vem sendo conduzido no setor público no Brasil?

Nas duas últimas décadas, o Brasil vem editando leis para a implementação da informatização e digitalização nos serviços públicos. 

Essa transformação avançou muito nos últimos anos com a criação e melhoria de sistemas digitais e aplicativos, que dão acesso a todos os serviços disponíveis do governo federal, por exemplo, facilitando a vida da população. 

Para que se tenha ideia, de acordo com uma pesquisa sobre o uso da internet no Brasil durante a pandemia, realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), 72% dos usuários de internet procuraram informações ou realizaram serviços públicos on-line relacionados aos direitos do trabalhador ou Previdência Social. 

Mas, além de atender a população, o Estado tem lançado mão de soluções tecnológicas para automatizar fiscalizações, auditorias y inspeções em órgãos públicos

Diversas prefeituras e secretarias já adotam soluções como o WeCheck para conduzir seus processos e operacionalizar a gestão de aparatos públicos, automatizando funções, digitalizando processos e centralizando dados que, antes, eram coletados e tratados de forma totalmente manual!

Mas, como promover a transformação digital no setor público?

O setor público enfrenta dificuldades de várias ordens na hora de implementar a digitalização, entre elas a resistência de algumas repartições, falta de infraestrutura adequada e até de mão de obra. 

E, neste ponto, é preciso considerar que uma equipe de profissionais com know how em processos é fundamental em todas as etapas de curadoria da digitalização, para o sucesso da implantação. Afinal de contas, são essas pessoas que ajudarão a sanar as “dores” vividas no dia-a-dia. 

Elas devem garantir que o trabalho vá além de “simplesmente digitalizar os processos”. O objetivo final é elevar o nível de serviço a um patamar mais ágil, eficiente e com alto desempenho. 

Entretanto, assim como o setor privado, o passo a passo para a transformação digital parte do Planejamento.

  1. Mapeamento de processos e planejamento

Para digitalizar, automatizar e integrar é necessário saber que atividades executadas podem ser impactadas e como é realizado o processo atualmente. A partir daí, planeja-se a implementação de melhorias com o uso de tecnologias.

  1. Promoção da cultura digital

O principal erro nos processos de transformação digital é pensar que a tecnologia basta. Antes de qualquer coisa é necessário pensar nas pessoas, afinal, são elas que farão uso e implementarão, de fato, as mudanças. 

Por isso, é essencial promover a cultura da digitalização e da importância dos dados, além de inserir soluções que tragam benefícios reais ao dia a dia dos servidores, agentes públicos e cidadãos.

  1. Acompanhe os dados

Não basta implementar a tecnologia, é preciso acompanhar o uso e monitorar o resultado das ações. É fundamental ter em mente que a transformação digital é um processo orientado pelos dados e será preciso analisar os números e informações trazidas por eles.

Por que a transformação digital no setor público é tão importante?

Os impactos da digitalização são enormes e afetam a vida de todos nós, a começar pela maior eficiência e transparência nos governos! Veja uma pequena lista de benefícios da transformação digital para o país:

1. Eficiência Operacional

A adoção de tecnologias no setor público aumenta significativamente a eficiência operacional. Sistemas automatizados e softwares especializados agilizam processos burocráticos, reduzindo a carga de trabalho manual e permitindo que os funcionários se concentrem em tarefas mais estratégicas. Isso economiza tempo, resultando em uma administração mais eficaz e ágil.

2. Transparência e Prestação de Contas

Um dos maiores benefícios da transformação digital é a transparência. A digitalização permite maior disponibilidade de informações online e em tempo real, o que fortalece auditorias e prestação de contas e dificulta desvios de verba e má utilização do dinheiro público.

3. Economia de recursos

Com sistemas digitais a máquina pública funciona de forma mais eficiente, o que permite ao Estado gastar muito menos do que ao manter operações manuais. Além de diminuir custos elevados recursos físicos e desperdício de itens como, por exemplo, papeis. Uma economia que pode ser aplicada suprindo outras necessidades dos cidadãos.

3. Melhoria nos Serviços Públicos

O uso das tecnologias no setor público resulta em uma inegável melhoria nos serviços prestados à população. Sistemas integrados permitem um atendimento mais rápido e personalizado, reduzindo os prazos de espera e simplificando processos como emissão de documentos, pagamento de impostos e acesso a serviços sociais.

5. Desenvolvimento, agilidade e desburocratização

A tecnologia no setor público impulsiona a inovação e contribui para novas ideias e abordagens, estimulando o desenvolvimento e a criação de políticas mais eficazes e sustentáveis para enfrentar os desafios sociais.

Além de mitigar problemas como comunicação deficiente, atrasos, erros e requisições que levam dias para serem resolvidas.

Com a automatização de processos, prefeituras, governos estaduais, e outras instâncias do setor público podem melhorar a execução de rotinas, gerando mais resultados em menos tempo. 

Ou seja, a tecnologia e a digitalização no setor público passam a ser cada vez menos uma mera conveniência e cada vez mais uma necessidade para promover uma governança eficiente e transparente. 

A adaptação a essas mudanças não apenas atende às expectativas crescentes da sociedade, mas também estabelece as bases para um governo ágil, responsivo e centrado no cidadão.

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