Há quase uma década a “Sexta-feira negra” chegou no Brasil, vinda da cultura norte-americana e, após alguns ajustes, acabou se consolidando nas terras tupiniquins.
Desde então, a Black Friday é uma das datas mais esperadas pelos consumidores e comerciantes do país.
Para o varejo é uma oportunidade única de aumentar as vendas e conquistar novos clientes. E, quem trabalha com no setor sabe (ao menos) duas coisas sobre a Black Friday:
A primeira é que essa é uma das datas mais fortes para as vendas no ano e a segunda é que a preparação começa muito antes de Novembro!
Como já estamos a cerca de 2 meses do evento… É hora de se preparar e planejar as ações para que tudo seja feito com calma e os resultados desejados sejam atingidos!
Se você não sabe nem por onde começar, fique tranquilo, nas próximas linhas, mostraremos o passo a passo para montar uma estratégia matadora e bater as metas do ano!
Definindo as Estratégias
Vamos à prática:
1. Aprendendo com os erros do passado
Se seu time já participou de alguma ação de Black Friday no passado, o primeiro passo é olhar para o legado dessas ações e tomar nota do que deu certo e o que não funcionou.
Não existem experiências em campanhas anteriores?
Não tem problema, porque neste passo, também é importante estudar a concorrência.
Que promoções seus concorrentes vêm praticando nesta data ao longo dos anos? Como o público tem reagido? O que sua empresa pode aprender com elas?
Reúna sua equipe e façam esse exercício juntos!
2. Defina os objetivos
Depois de estar ciente dos erros e acertos passados, estabeleça de forma clara os objetivos para este ano. Pergunte a si mesmo e às pessoas envolvidas nas ações o que espera alcançar durante esse período.
Aumentar o volume de vendas? Liquidar estoques? Conquistar novos clientes? Ou promover produtos específicos?
Ter metas claras permitirá direcionar os esforços de forma mais eficiente além de tornar possível a definição das métricas que nortearão o processo e as ações que precisam ser tomadas.
3. Escolha os canais de venda
As promoções serão feitas nas lojas físicas e nos pontos de venda? E-commerce? Ambos?
Essa informação é importante para integrar as ações e deixar a experiência do cliente sem atritos na jornada omnichannel.
Lembrando sempre que o comportamento do shopper é diferente nos ambientes online e offline. Além de estar atento ao varejo físico, é preciso monitorar as ações online para não perder competitividade em preço!
4. Planeje ofertas competitivas
Não é novidade que as ofertas são o coração da Black Friday!
Por isso é fundamental planejar cuidadosamente quais produtos ou serviços serão incluídos na promoção e qual desconto será oferecido.
Certifique-se de que suas ofertas sejam atraentes o suficiente para atrair a atenção dos consumidores, mas também viáveis para não comprometer a saúde financeira do negócio!
5. Prepare estoque e sortimento
O maior erro que uma empresa pode cometer é gastar para conquistar um cliente, tê-lo com o dinheiro na mão, querendo comprar e não ter o produto para entregar!
Por outro lado, ter um estoque encalhado também é um belo prejuízo. Fazer um controle eficiente de estoque e sortimento é fundamental durante o ano todo, mas torna-se vital em grandes promoções como a Black Friday e Natal, por exemplo.
Por isso, leve em conta métricas como Sell In e Sell Out, monitore o estoque e crie estratégias para lidar com possíveis falhas.
6. Crie uma campanha de marketing
Não basta ter boas ofertas, estoque, sortimento, estar nas lojas físicas e online se ninguém ficar sabendo, não é?!
Por isso, uma boa campanha de divulgação é essencial para atingir o público-alvo.
Utilize todos os canais possíveis como redes sociais, e-mail marketing, anúncios pagos e até mesmo marketing de influência para promover suas ofertas.
E, antes mesmo da data prevista para iniciar a promoção, crie materiais como vídeos e conteúdos que despertem a curiosidade dos consumidores e criem o sentimento de antecipação.
7. Otimize sua loja online
Certifique-se de que sua loja online está pronta para receber um grande volume de tráfego.
Verifique se a plataforma é rápida e estável e de que os produtos em promoção estejam facilmente acessíveis. Ofereça uma experiência de compra sem problemas, com processos de pagamento simplificados.
8. Prepare-se para o atendimento ao cliente
Antes, durante e depois da Black Friday, o atendimento ao cliente deve ser uma prioridade. Esteja preparado para responder a perguntas de forma clara, resolver problemas e lidar com qualquer situação que aconteça.
Um bom atendimento faz toda a diferença na fidelização dos clientes!
9. Estabeleça um cronograma
Crie um cronograma detalhado para todas as etapas da sua estratégia de Black Friday, desde a preparação das ofertas até o acompanhamento pós-venda. E certifique-se de que todos os envolvidos estão cientes dos prazos!
Isso ajudará a manter tudo organizado e a garantir que vocês não percam nenhum prazo importante.
10. Monitore e ajuste preços em tempo real!
Muitas vezes, a razão do seu produto não ser vendido é um acordo comercial descumprido que você nem fica sabendo. Seu produto simplesmente não fica em destaque no marketplace.
Ou o preço não estar tão competitivo quanto o da concorrência.
A solução é monitorar esses dados em tempo real, aplicar multas a e-commerces ou marketplaces parceiros que descumpram acordos, e alterar os preços de forma dinâmica.
Não sabe como fazer isso?
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11. Fidelização pós-Black Friday
Um esforço tão grande como esse não pode ser passageiro! Portanto, não use a Black apenas com interesse nas vendas imediatas.
Essa é uma oportunidade para fidelizar os clientes, por isso, mesmo depois das ações, continue se relacionando e ouvindo seu público por meio de newsletters, ofertas exclusivas e programas de fidelidade. Até porque, logo logo vem o Natal!
Dica extra
Sob hipótese alguma aumente os preços antes para baixá-los em novembro! Não existe mais espaço para esse tipo de atitude antiética.
Além do mais, hoje em dia, é muito fácil identificar quem pratica esse tipo de ação, já existem vários sites que mostram a curva de preços dos produtos ao longo do ano.
E o prejuízo é muito maior do que o ganho, afinal, cria uma péssima imagem para o seu negócio!
Por último, mas não menos importante…
Lembre-se de que, não apenas na Black Friday, o resultado das vendas é, na verdade, resultado de um time multidisciplinar que envolve equipe de vendas, atendimento, marketing, trade marketing, produto, E-commerce, operações e logística, financeira, BI e TI. Integre seus colaboradores e parceiros!
A TrackingTrade possui soluções de monitoramento on e off-line em tempo real e ainda entrega todos os dados de forma organizada em um Painel visual (dashboard) para você não se preocupar com NADA além das estratégias de negócio!
Além de oferecer um atendimento personalizado, com uma equipe de especialistas em processos não terceirizada, que pode ajudar você na implementação da inteligência de processos!
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