Estratégias Omnichannel

Entenda como a gestão tecnológica influenciou

No começo dos anos 2000, quando houve a famosa “Bolha da Internet”, as empresas mais antenadas (entre elas, algumas gigantes do varejo no Brasil) começaram seus investimentos em tecnologia e digitalização. Desde então e passados os momentos de maior euforia, o número de companhias que aderiram ao E-commerce e adotaram uma gestão tecnológica, gestão de dados e ações estratégicas de Trade Marketing cresceu de forma exponencial.

O Novo Normal

Com a pandemia do Covid-19, esse fenômeno explodiu, dando oportunidade a grandes e, principalmente,a pequenas empresas.

Em uma pesquisa de 2021, a Serasa Experian avaliou o impacto da pandemia nas micro, pequenas e médias empresas, revelando que 73,4% destes empreendedores vendiam ou passaram a vender produtos e serviços online no período de isolamento. E, dentre eles, 83,1% pretendiam continuar a aposta no ambiente digital para realizar seus negócios mesmo após o cenário.

Entramos então em um verdadeiro “boom da digitalização” e passamos a pensar na ameaça de falência das lojas físicas.

Com certeza você deve ter ouvido alguém falar que no “novo normal” as pessoas não iriam ao shopping como antes, ou que os eventos seriam apenas online e que as lojas físicas tinham grandes chances de quebrar.

Afinal, sustentar todos os custos de uma loja física e ainda competir com a internet seria muito difícil.

Mas, será que isso tem mesmo chances de acontecer?

A Realidade e os números

Um estudo realizado pela Think With Google em conjunto com a Euromonitor no final de 2021, mostra que NÃO!

As lojas físicas não morrerão! Mas, com certeza, serão transformadas.

Como consequência do contexto global, é verdade que as vendas do varejo na América Latina diminuíram durante a pandemia, enquanto as de e-commerce aumentaram 54%, com picos de 87% em países como o Peru e de 61% no Brasil.

Acontece que essas previsões não significam a extinção das lojas físicas.

De acordo com a mesma pesquisa, 67% dos consumidores brasileiros não se importam com o lugar onde a compra acontece, se é na internet (ambiente online) ou no shopping (ambiente offline), desde que possam obter o produto que desejam.

E 82% gostam de comprar tanto online quanto em lojas físicas!

As projeções ainda apontam que as lojas físicas continuarão respondendo por 57% do crescimento e 82% das vendas totais até 2025!

Elas não irão desaparecer, mas é fato que, em um Universo em transformação, elas também precisarão ser transformadas.

De que jeito?

A resposta é a Omnicanalidade

O futuro das lojas físicas está diretamente ligado à omnicanalidade ou ações Omnichannel!

A integração entre canais digitais e pontos de venda físico e a experiência do cliente já estão no centro da estratégia de negócio das maiores marcas de sucesso.

Por que é importante estar atento a isso?

Em outra pesquisa, feita pela Unfied Commerce Index, foram analisadas transações processadas por empresas em todo o mundo em 2019 e, os dados mostram que consumidores Omnichannel (aqueles que navegam por diferentes canais de venda, ex: site E loja física) compram 2 vezes mais com o mesmo varejista do que aqueles que utilizam apenas um canal!

Além disso, o levantamento mostra também que os clientes Omnichannel gastam 30% mais que os outros!

Portanto, não importa se a experiência do cliente acontece na loja física ou digital, o fato é que ela será cada vez mais responsável pelo crescimento e sustentabilidade das marcas!

Depois de todas essas informações queremos saber…

Sua loja está preparada para a nova era da digitalização?

Seu negócio já implementa estratégias Omnichannel?

Como sua empresa integra e utiliza os dados do negócio para fomentar essa jornada?

Você sabe utilizar o Trade Marketing a seu favor nesta transformação?

Conte com a gente! Além de parceira estratégica para implementação de tecnologia de ponta na coleta e tratamento de dados, a TrackingTrade também oferece uma equipe que auxilia sua equipe nos pontos de venda.

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