Como fazer a gestão da equipe de Trade Marketing?

Já falamos da importância do Trade Marketing para promover a exposição estratégica de produtos nos principais canais de venda, fazendo com que as marcas atinjam os clientes de forma mais eficiente e, por consequência, aumentem suas vendas e melhorem seus negócios.

Por trás de todo plano de Trade Marketing bem sucedido há uma equipe de promotores – que, em determinados casos, podem formar um verdadeiro batalhão, dividindo-se em milhares de profissionais espalhados por todo o país – e que, inevitavelmente, precisa se submeter uma gestão eficaz e que garanta bons resultados.

Gestão da equipe de trade marketing

Mas como administrar e motivar um time que pode ser gigantesco e com o qual, na maioria das vezes, é impossível até de manter um contato presencial? Como garantir que os promotores cumpram seu papel, estando presentes nos pontos de venda e promovendo os produtos da marca?

Para as indústrias que trabalham com uma grande variedade de produtos, a responsabilidade ainda é maior. Afinal, é preciso criar uma estratégia para que os clientes percebam a personalidade da marca em cada mercadoria. Caso contrário, o reconhecimento será um problema.

Comunicação e controle

O ponto-chave para qualquer gestor de equipes de campo é criar e manter um bom canal de comunicação com os promotores. As orientações e encaminhamentos devem ser realizados de forma clara e frequente, para toda a equipe, para um grupo específico em determinado local ou mesmo individualmente.

Além disso, convém levar em consideração as ferramentas necessárias para fazer com que as atividades do grupo possam ser monitoradas. Ou seja: o gestor precisa saber onde cada promotor está, que horas ele chegou e até que horas vai ficar em determinado local, quantos produtos precisou repor, quantos clientes abordou, quantas vendas conseguiu realizar.

Inteligência de Negócios

Aí entra a importância da inteligência de negócios, ou Business Intelligence (BI), para a gestão da equipe de campo. Com as ferramentas e softwares certos, os promotores, além de cumprirem a função primordial de incrementar as vendas, podem atuar como mapeadores, coletando dados importantes que posteriormente serão analisados para direcionar ainda mais o desempenho do Trade Marketing.

O monitoramento ajudará a equipe a cumprir suas metas e garantir que a empresa atinja seus objetivos. Os dados gerados podem, inclusive, mostrar à direção que os investimentos feitos no Trade Marketing deram resultado.

Conheça nossas soluções

Diante da concorrência cada vez maior e de orçamentos enxutos para investimento, recorrer ao uso de ferramentas tecnológicas é essencial para adotar o Trade Marketing. Na Tracking Trade, temos diversas soluções que podem ajudar no processo.

Uma delas é a One Trade, plataforma para a gestão de equipes de campo que atuam com Trade Marketing. Por meio dela é possível identificar os melhores pontos de venda; controlar o tempo de permanência de cada promotor nas lojas; roteirizar as visitas com a melhor otimização de tempo possível no deslocamento entre um ponto e outro; promover a comunicação eficiente entre os vendedores e o gestor, entre outras funções.

Tudo de forma personalizada para atender os interesses do cliente, e com coleta e análise de dados que ajudarão a expandir as vendas ainda mais.

Se você se interessou pelo assunto ou quer mais informações sobre nossas soluções em Trade Marketing, entre em contato com nossos consultores.

Assine nossa Newsletter

Receba conteúdos exclusivos