Imagine que a pia da sua cozinha esteja pingando água, mas como são poucas gotas por minuto, você deixa para lá, afinal, uma perda tão pequena não será tão significativa assim.
Acontece que ao final do mês, sua conta de água vem mais cara e ao final do ano, o prejuízo financeiro e de sustentabilidade foi enorme, porque foram litros e mais litros de água derramados ou pior…
Sem a manutenção adequada, um vazamento simplesmente estourou e você ficou sem poder usar a cozinha por uma semana, até a obra de correção acabar!
Seria melhor ter feito a manutenção do que lidar com um grande (e caro) problema, não é mesmo?
Pois bem, agora transporte essa ideia para um contexto industrial, hospitalar, condominial, hoteleiro ou de serviços alimentícios. Neste cenário, a falta de uma gestão de manutenção pode comprometer prazos de produção, atendimento, entregas e até contratos de alto valor.
Por isso, nos próximos parágrafos, você vai entender como usar esse recurso para reduzir riscos e custos, aumentando a eficiência operacional.
Entendendo a Gestão de Manutenção
A gestão da manutenção nada mais é do que o controle e supervisão dos ativos (máquinas, equipamentos, instalações, etc) e recursos técnicos da empresa.
Trata-se de uma função estratégica, uma vez que é por meio deste recurso que a companhia faz o planejamento financeiro para depreciação e substituição de ativos, além de evitar falhas, acidentes e paradas na produção.
Nesse cenário gerenciar equipes externas de manutenção passa a ser um desafio.
Ela é dividida em tipos, como manutenção preventiva, corretiva e preditiva, cada uma com suas particularidades e aplicações específicas.
A importância da Manutenção Preventiva
A manutenção preventiva é uma das estratégias mais eficazes para evitar falhas inesperadas e interrupções na produção. Ela consiste em realizar inspeções e manutenções periódicas com base em um cronograma pré-estabelecido.
Isso permite identificar potenciais problemas antes que eles se tornem críticos, minimizando o risco de paradas não planejadas.
Esse processo pode levar a uma manutenção corretiva.
Manutenção corretiva
É comum que, após a realização de inspeções e manutenção periódicas (como as realizadas na manutenção preventiva) algum problema em potencial seja encontrado. É aí que entra a manutenção corretiva.
No caso de um equipamento apresentar indícios de falhas, programa-se uma manutenção corretiva, conhecida como manutenção corretiva planejada. Note que neste caso, são apenas “indícios de falha”, o que significa que a máquina ainda está operando e, portanto, é possível programar uma parada.
Mas, pode acontecer de a máquina parar ou quebrar totalmente sem aviso prévio. Neste caso, é necessário uma manutenção corretiva do tipo “não planejada”. Esse é o tipo mais crítico de manutenção e nenhuma empresa quer usá-lo, já que ele exige a parada completa da produção ou serviço, portanto esse tipo de manutenção custa muito mais caro.
A manutenção em elevadores, por exemplo, é de extrema importância.
Manutenção Preditiva: o futuro da gestão de manutenção
Complementar à manutenção preventiva, a manutenção preditiva utiliza tecnologias avançadas, como sensores IoT e análise de dados, para monitorar o estado dos equipamentos em tempo real!
Com essas informações, é possível prever falhas antes que elas ocorram e realizar manutenções de forma mais precisa, eficiente e totalmente planejada.
Vantagens da manutenção preditiva
Uma das principais vantagens da manutenção preditiva é a capacidade de programar intervenções nos momentos mais convenientes, minimizando o impacto na produção ou atendimento ao cliente.
Isso é especialmente útil em alguns setores, como por exemplo:
- Indústrias que operam com maquinário complexo e de alto custo, onde paradas inesperadas podem ser extremamente dispendiosas e custosas;
- Redes de supermercados ou cafés que utilizam freezers para o armazenamento de produtos congelados ou máquinas para preparo de bebidas;
- Unidades de saúde que utilizam maquinário para exames, e oferecem serviço de hotelaria para pacientes em quartos.
- Grandes condomínios que dependem de elevadores, ar-condicionados e outros equipamentos
Benefícios da gestão de manutenção eficiente
Redução de Perdas na Produção
O benefício mais claro da gestão estratégica e eficiente de manutenção é a redução de perdas. Afinal, equipamentos que falham durante o processo produtivo podem causar prejuízos significativos.
Produtos inacabados, matérias-primas e estoques desperdiçados, vendas afetadas, queda no nível de atendimento e retrabalho são apenas alguns dos impactos negativos.
Impacto na qualidade do produto
Além de reduzir perdas, a manutenção bem gerida também impacta positivamente na qualidade do produto e do serviço final.
Equipamentos funcionando corretamente produzem peças e produtos com maior precisão e consistência, resultando em menor taxa de defeitos, maior satisfação dos clientes e consequentemente, mais lucros!
Reduzindo quebras de prazos
Outro impacto positivo dessa gestão é a redução de atrasos significativos na produção.
Sem um cronograma estratégico de manutenções, atrasos por falhas e problemas, muitas vezes resultam em quebras de prazos de entrega, afetando negativamente a reputação da empresa e sua relação com outros fornecedores e demais clientes.
Implementar uma gestão de manutenção eficiente ajuda a reduzir esses riscos.
Como implementar uma boa gestão?
Sistema de Gerenciamento de Manutenção (CMMS)
O primeiro passo é ter um sistema de gerenciamento, que o ajudará a executar as estratégias planejadas para as manutenções.
Muitas empresas já estão adotando sistemas de gerenciamento de manutenção computadorizada como as soluções da TrackingTrade, por exemplo.
Com o WeCheck é possível fazer:
- Inventário e controle com rastreabilidade de ativos;
- Automação do agendamento de manutenções;
- Gestão de workflows ligados à gestão condominial, predial e de estabelecimentos no geral;
- Registro de históricos de intervenções;
- Geração de relatórios detalhados e de fácil visualização, facilitando a tomada de decisões informadas.
Treinamento e capacitação da equipe
A implementação de uma gestão de manutenção eficaz também exige o treinamento e a capacitação contínua da equipe.
Técnicos e operadores devem estar familiarizados com as melhores práticas de manutenção e as tecnologias utilizadas, garantindo uma execução eficiente das tarefas.
Integração com Outros Departamentos
É muito importante que a gestão de manutenção não seja vista como uma atividade isolada, mas sim integrada e de responsabilidade também de outros departamentos da empresa, como produção e qualidade.
Essa integração facilita a comunicação e a coordenação das atividades, resultando em uma operação mais harmoniosa e eficiente.
Monitoramento contínuo e melhoria contínua
Assim como em qualquer situação, a busca pela eficiência passa, obrigatoriamente, pelo monitoramento contínuo dos resultados e da busca incessante por melhorias.
Dessa forma, analisar os dados de manutenção, identificar tendências e ajustar as estratégias conforme necessário são práticas essenciais para alcançar e manter altos níveis de desempenho na gestão.
Desafios na Implementação
Apesar dos benefícios, é claro que a implementação de uma gestão de manutenção eficaz também enfrenta desafios. Então prepare-se e conte com nossa equipe para apoiá-los na implantação!
Participamos ativamente dessa etapa de implantação com nossa equipe de atendimento.
A resistência à mudança, a falta de recursos e a necessidade de investimentos iniciais são os primeiros a aparecerem. Mas superar esses obstáculos é crucial, por isso, invista na cultura da melhoria contínua.
A gestão de manutenção é um recurso poderoso para reduzir perdas e quebras de prazos na produção.
Adotar práticas preventivas e preditivas, utilizar tecnologias avançadas e investir no treinamento da equipe não são mais uma escolha, são passos fundamentais para alcançar uma operação mais eficiente e competitiva.
Lembre-se que empresas que reconhecem a importância da manutenção e implementam estratégias eficazes estão melhor posicionadas para enfrentar os desafios do mercado e alcançar o sucesso a longo prazo.
Com a adoção das soluções TrackingTrade sua empresa será capaz de fazer a gestão de manutenção de forma eficiente e estratégica, permitindo maior controle, visibilidade e a otimização dos recursos investidos e minimizando custos e riscos.
Para entender melhor sobre as soluções TrackingTrade, basta agendar uma demonstração gratuita das nossas ferramentas.
Você também pode se cadastrar para receber nossa newsletter mensal diretamente no seu e-mail!
Siga nossas redes sociais
Sobre a TrackingTrade
Além do know how tecnológico, nossa equipe conta com especialistas nos diferentes segmentos em que atuam, gerando valor aos negócios de nossos clientes, traduzindo seus conhecimentos em excelência nos processos operacionais, comerciais e regulatórios. Como resultado, entregamos otimização, padronização, redução de custos e foco na produtividade e qualidade.