Inteligência de Negócio na prática. Quais os benefícios?

Já falamos em textos anteriores que a Business Intelligence, ou Inteligência de Negócios, é um caminho sem volta para empresas interessadas em se destacar no mercado cada vez mais competitivo.

A Inteligência de Negócios consiste em estabelecer métricas objetivas para nortear a tomada de decisões dentro da empresa – independentemente de sua área de atuação. A coleta, organização e análise de dados é geralmente realizada por uma equipe especializada contratada com esse propósito, justamente para garantir o acompanhamento imparcial da situação da companhia.

A equipe de Inteligência de Negócios também fica responsável por desenvolver e implantar as soluções em tecnologia necessárias para a integração dos sistemas da empresa para a coleta e análise dos dados.

Mas por que, afinal, recorrer à Business Intelligence? Por que está na moda? Por que todo mundo faz, eu também devo fazer? Nada disso. Os benefícios da Inteligência de Negócios são bastante reais e podem chegar a curtíssimo prazo.

Inteligência de negócios na prática

O benefício imediato da Business Intelligence é a redução de custos – e há quem diga que este é, na verdade, o único propósito da gestão inteligente. De fato, o primeiro efeito da organização e análise de dados de uma empresa é eliminar os chamados “gastos burros” – investimentos em projetos não lucrativos, pagamentos de executivos e colaboradores desproporcionais a sua produtividade, e por aí vai.

A análise de BI pode identificar, inclusive, que departamentos inteiros da empresa devem ser desativados e substituídos por serviços de BPO (Business Process Outsourcing), ou seja, terceirizados.

Mas a redução de custos é somente o pontapé inicial na adoção da Inteligência de Negócios. Há muitos outros benefícios envolvidos:

1 – Mais eficiência e produtividade

Traçar um raio-x de processos empresariais por meio de dados pode ser bastante revelador. Gargalos até então escondidos aparecem, e as decisões para sua correção tornam-se óbvias. A eficiência aumenta, e consequentemente a produtividade também, muitas vezes sem a necessidade de grandes mudanças estruturais – apenas de foco.

2 – Ajuda na tomada de decisões

O uso de Business Intelligence suporta a tomada de decisão baseada em dados, com a informação certa no momento certo. Sem espaço para erros, sem desculpas.

3 – Aumento das vendas

Desde o monitoramento de tendências ao aprimoramento das vendas, os insights ​​de Big Data são essenciais para os negócios de varejo de sucesso atualmente. Medindo o sucesso, entendendo as alocações e determinando os padrões de compra, a empresa consegue melhorar as vendas, a distribuição e o gerenciamento de estoques.

4 – Mais oportunidades

Nenhuma empresa quer perder uma nova oportunidade, mas como garantir que ela seja reconhecida antes que seja tarde demais? A análise cuidadosa de seus dados ajudará você a entender o comportamento do cliente e até mesmo dá o poder de detectar melhor o que eles gostariam no futuro. As descobertas de Business Intelligence têm o poder de ajudar as empresas a se manterem prevenidas.

Fale com a Tracking Trade

A Tracking Trade oferece soluções em tecnologia para identificar e solucionar os problemas de sua empresa. Temos uma equipe preparada para analisar os processos, apontar e desenvolver a melhor ferramenta para o seu negócio, com acompanhamento da implementação e monitoramento dos dados pelo tempo que for necessário.

Se interessou? Saiba mais sobre nossos serviços ou entre em contato para mais informações.

Assine nossa Newsletter

Receba conteúdos exclusivos