INSIGHTS

Pesquisar

O que é Inteligência de Negócio?

Há quem diga que as novas gerações criaram termos novos para definir práticas já conhecidas no mundo corporativo. Inteligência de Negócio seria um deles: afinal, que empresa, independente do seu tempo, nunca adotou medidas para melhorar procedimentos, cortar custos e produzir mais, correto?

Bom, não é bem assim.

Inteligência de Negócio é na verdade um conceito mais amplo do que apenas adotar medidas para melhorar os negócios. Ela presume uma etapa anterior (reconhecimento e identificação das dores da empresa) e posterior (aplicação dos métodos necessários e monitoramento das ações). Tudo baseado em dados, analisados friamente, doa a quem doer.

Resumidamente, podemos definir Inteligência de Negócio como um conjunto de metodologias, processos, arquiteturas e tecnologias que transformam dados brutos em informações significativas e úteis para tomadas de decisões mais eficazes, produção de insights e aperfeiçoamento de processos operacionais.

Razão x emoção

Aqui começa a principal dificuldade em implantar a Inteligência de Negócio. A emoção muitas vezes impede que a racionalidade faça o seu trabalho. Principalmente em empresas pequenas/médias, de origem familiar – mas também em grandes companhias onde a cultura de otimização ainda não está tão consolidada, mesmo que em alguns setores.

Porque, para implantar a Inteligência de Negócio, às vezes é preciso cortar na própria carne. Será que todo líder está pronto para descobrir que precisa demitir uma quantidade X de funcionários, incluindo os de sua confiança? Que o que ele considera ser a melhor solução na verdade não é? Ou, pior ainda, que ele mesmo se tornou obsoleto e que sua presença mais atrapalha do que ajuda sua empresa?

Como aplicar a Inteligência de Negócio

O primeiro passo é identificar a necessidade de melhorar procedimentos e ter coragem para fazer o que for preciso para isso. Depois, buscar alguém com experiência no mercado. Os profissionais contratados implantarão um sistema de análise de dados, organizarão informações já disponíveis na base da companhia e amarrarão as pontas soltas.

Dessa forma, as ferramentas e técnicas da Inteligência de Negócio permitem identificar padrões de comportamento e fazer projeções mais precisas do comportamento dos consumidores e melhorar as tomadas de decisão dos executivos.

Até pouco tempo, especialmente no Brasil, os gestores tomavam decisões baseados em poucos indicadores – havia toda uma cultura de que o feeling era mais importante que a realidade apresentada, e uma margem maior para cometer erros.

Hoje, com a competitividade acirrada e a necessidade de se fazer perceber em meio à multidão cada vez maior, isso mudou. Por isso é essencial estar bem municiado para saber que caminhos seguir.

As nossas soluções

A Tracking Trade tem uma variedade de soluções em tecnologia para identificar e solucionar os problemas de sua empresa. Temos uma equipe preparada para analisar os processos, apontar e desenvolver a melhor ferramenta para o seu negócio, com acompanhamento da implementação e monitoramento dos dados pelo tempo que for necessário.

Embora a tecnologia esteja sempre no nosso foco, nosso produto é melhorar o seu negócio. Para isso podemos desenvolver um software, criar um aplicativo ou simplesmente termos uma boa conversa.

Se interessou? Saiba mais sobre nossos serviços ou entre em contato para mais informações.

Receba conteúdos exclusivos e fique por dentro das novidades.