Não é mera coincidência o fato de as franquias terem se popularizado ao mesmo tempo em que a tecnologia ficou mais acessível. Imagine como era difícil manter a comunicação e padronizar procedimentos entre unidades de uma rede espalhadas pelo país antes da chegada dos smartphones e da evolução de softwares de gestão.
Hoje, pelo contrário, as opções de ferramentas para gestão de franquias são diversas e cada vez mais avançadas. O que talvez explique o crescimento do setor a um ritmo superior ao PIB brasileiro nos últimos anos.
Outras características inerentes ao modelo, como compartilhamento, colaboração, escala, força da marca, transferência de know-how e trabalho em rede atraem investimentos dentro e fora da crise.
Neste artigo, trataremos de como o checklist digital pode ser uma alternativa inteligente para a gestão de franquias.
Aposte na padronização
Padronização é palavra-chave e o objetivo principal de qualquer empreendedor envolvido no mercado de franquias. Principalmente para o franqueador, garantir que os procedimentos que tornaram sua marca um sucesso sejam aplicados da mesma forma pelos franqueadores é algo vital.
Para isso, é preciso não apenas que os franqueadores saibam o que fazer, mas como e quando fazer. E, mais que isso, que o franqueado tenha controle da execução dos processos e que possa manejá-los caso seja necessário.
O controle digital é capaz de garantir que a mesma cultura da cabeça da rede seja aplicada nas unidades franqueadas. Mais do que um processo técnico, é algo também didático na medida em que ensina o franqueado a incorporar à cultura da marca o know-how de gestão.
Checklist é uma boa solução
Uma boa alternativa – que pode inclusive ter um custo-benefício mais atrativo em relação a soluções mais conhecidas no mercado – é a adoção de ferramentas de checklist digital para a garantir a manutenção da padronização na gestão de franquias.
O checklist digital é comumente empregado em serviços externos ou internos, como inspeções, vistorias e auditorias. E tem sido amplamente utilizado para o controle de processos referentes a franquias, tais como as auditorias internas, visual merchandising, exposição de produtos, manutenção de estoques, avaliações e garantia de padrões de qualidade.
Além disso, os sistemas que trazem no aplicativo os checklists permitem que os gestores acompanhem suas lojas por dashboards qualitativos. A visibilidade em tempo real subsidia a análise de dados com base na BI (Business Intelligence) e gera informações relevantes tanto para a unidade franqueada como para o franqueador.
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Na Tracking Trade, temos nos especializado em soluções que podem aprimorar sua gestão de franquias. O We.Check é uma delas. Trata-se de um sistema com versões web e mobile desenvolvido para apoiar equipes que dependem de checagens operacionais diárias, como os processos para abertura de unidades de franquias e manutenção do padrão da rede.
Com ele, é possível acompanhar as operações em tempo real por painéis qualitativos, organizando a rotina de sua equipe com checklists digitais e planos de ação com inteligência de mercado. Com o diferencial de que cada cliente pode customizar seu próprio checklist de acordo com a área de atuação e interesses em determinado momento.
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