O que é, como promover e quais os impactos na vida do cidadão?
A gestão pública precisa lidar com inúmeros desafios, entre eles a burocracia, lentidão de processos e ineficiência.
Como população, tendemos a acreditar que esses são problemas sem solução. Entretanto, nos últimos anos, a digitalização do setor público vem mostrando que não é bem assim…
Sobretudo após a pandemia do Covid-19, quando a tecnologia se apresentou como uma alternativa ao isolamento social.
Naquele momento, o Estado, que já fomentava iniciativas rumo à transformação digital, passou a encarar a digitalização como urgente em todas as suas esferas.
Mas, como essa transformação vem acontecendo?
O que é a transformação digital e como ela vem acontecendo no setor público?
Ao contrário do que a maioria das pessoas pode pensar, a transformação digital não consiste em inserir aparatos tecnológicos no dia-a-dia, mas automatizar tarefas, facilitando a rotina e tornando-a eficiente por meio da tecnologia.
Portanto, não basta fazer uso de um aplicativo para inserir dados ou informações de um processo de forma manual e isolada.
É necessário que as ferramentas sejam capazes de conduzir uma jornada totalmente integrada, que acompanhe o processo do início até sua completude e ao final, forneça dados que possam servir de insumo para novas decisões, cada vez mais eficientes e assertivas.
Como isso vem sendo conduzido no setor público no Brasil?
Nas duas últimas décadas, o Brasil vem editando leis para a implementação da informatização e digitalização nos serviços públicos.
Essa transformação avançou muito nos últimos anos com a criação e melhoria de sistemas digitais e aplicativos, que dão acesso a todos os serviços disponíveis do governo federal, por exemplo, facilitando a vida da população.
Para que se tenha ideia, de acordo com uma pesquisa sobre o uso da internet no Brasil durante a pandemia, realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), 72% dos usuários de internet procuraram informações ou realizaram serviços públicos on-line relacionados aos direitos do trabalhador ou Previdência Social.
Mas, além de atender a população, o Estado tem lançado mão de soluções tecnológicas para automatizar fiscalizações, auditorias e inspeções em órgãos públicos.
Diversas prefeituras e secretarias já adotam soluções como o WeCheck para conduzir seus processos e operacionalizar a gestão de aparatos públicos, automatizando funções, digitalizando processos e centralizando dados que, antes, eram coletados e tratados de forma totalmente manual!
Mas, como promover a transformação digital no setor público?
O setor público enfrenta dificuldades de várias ordens na hora de implementar a digitalização, entre elas a resistência de algumas repartições, falta de infraestrutura adequada e até de mão de obra.
E, neste ponto, é preciso considerar que uma equipe de profissionais com know how em processos é fundamental em todas as etapas de curadoria da digitalização, para o sucesso da implantação. Afinal de contas, são essas pessoas que ajudarão a sanar as “dores” vividas no dia-a-dia.
Elas devem garantir que o trabalho vá além de “simplesmente digitalizar os processos”. O objetivo final é elevar o nível de serviço a um patamar mais ágil, eficiente e com alto desempenho.
Entretanto, assim como o setor privado, o passo a passo para a transformação digital parte do Planejamento.
- Mapeamento de processos e planejamento
Para digitalizar, automatizar e integrar é necessário saber que atividades executadas podem ser impactadas e como é realizado o processo atualmente. A partir daí, planeja-se a implementação de melhorias com o uso de tecnologias.
- Promoção da cultura digital
O principal erro nos processos de transformação digital é pensar que a tecnologia basta. Antes de qualquer coisa é necessário pensar nas pessoas, afinal, são elas que farão uso e implementarão, de fato, as mudanças.
Por isso, é essencial promover a cultura da digitalização e da importância dos dados, além de inserir soluções que tragam benefícios reais ao dia a dia dos servidores, agentes públicos e cidadãos.
- Acompanhe os dados
Não basta implementar a tecnologia, é preciso acompanhar o uso e monitorar o resultado das ações. É fundamental ter em mente que a transformação digital é um processo orientado pelos dados e será preciso analisar os números e informações trazidas por eles.
Por que a transformação digital no setor público é tão importante?
Os impactos da digitalização são enormes e afetam a vida de todos nós, a começar pela maior eficiência e transparência nos governos! Veja uma pequena lista de benefícios da transformação digital para o país:
1. Eficiência Operacional
A adoção de tecnologias no setor público aumenta significativamente a eficiência operacional. Sistemas automatizados e softwares especializados agilizam processos burocráticos, reduzindo a carga de trabalho manual e permitindo que os funcionários se concentrem em tarefas mais estratégicas. Isso economiza tempo, resultando em uma administração mais eficaz e ágil.
2. Transparência e Prestação de Contas
Um dos maiores benefícios da transformação digital é a transparência. A digitalização permite maior disponibilidade de informações online e em tempo real, o que fortalece auditorias e prestação de contas e dificulta desvios de verba e má utilização do dinheiro público.
3. Economia de recursos
Com sistemas digitais a máquina pública funciona de forma mais eficiente, o que permite ao Estado gastar muito menos do que ao manter operações manuais. Além de diminuir custos elevados recursos físicos e desperdício de itens como, por exemplo, papeis. Uma economia que pode ser aplicada suprindo outras necessidades dos cidadãos.
3. Melhoria nos Serviços Públicos
O uso das tecnologias no setor público resulta em uma inegável melhoria nos serviços prestados à população. Sistemas integrados permitem um atendimento mais rápido e personalizado, reduzindo os prazos de espera e simplificando processos como emissão de documentos, pagamento de impostos e acesso a serviços sociais.
5. Desenvolvimento, agilidade e desburocratização
A tecnologia no setor público impulsiona a inovação e contribui para novas ideias e abordagens, estimulando o desenvolvimento e a criação de políticas mais eficazes e sustentáveis para enfrentar os desafios sociais.
Além de mitigar problemas como comunicação deficiente, atrasos, erros e requisições que levam dias para serem resolvidas.
Com a automatização de processos, prefeituras, governos estaduais, e outras instâncias do setor público podem melhorar a execução de rotinas, gerando mais resultados em menos tempo.
Ou seja, a tecnologia e a digitalização no setor público passam a ser cada vez menos uma mera conveniência e cada vez mais uma necessidade para promover uma governança eficiente e transparente.
A adaptação a essas mudanças não apenas atende às expectativas crescentes da sociedade, mas também estabelece as bases para um governo ágil, responsivo e centrado no cidadão.
Conte com parceiros que tenham conhecimento em processos. A TrackingTrade possui soluções para a transformação digital do setor público, com equipe dedicada a entender os processos de seus clientes, viabilizando uma implantação eficiente da digitalização.
Quer entender melhor sobre as soluções TrackingTrade? Agende agora uma demonstração gratuita das nossas ferramentas.
Você também pode se cadastrar para receber nossa newsletter mensal diretamente no seu e-mail!
Siga nossas redes sociais
Sobre a TrackingTrade
Além do know how tecnológico, nossa equipe conta com especialistas nos diferentes segmentos em que atuam, gerando valor aos negócios de nossos clientes, traduzindo seus conhecimentos em excelência nos processos operacionais, comerciais e regulatórios. Como resultado, entregamos otimização, padronização, redução de custos e foco na produtividade e qualidade.