Gestores de supermercados e restaurantes tem apostado em tecnologias que agreguem eficiência na gestão.
Como resultado, percebem ganhos operacionais e financeiros.
Nesse cenário atual, o varejo alimentar tem presenciado um consumidor mais conectado e crítico em busca de sustentabilidade, alimentos saudáveis e bem-estar.
Somado a esse novo perfil do shopper, tornou-se fácil adquirir produtos. O consumidor compara preços, compra online com um clique e ainda recebe entregas com bastante agilidade.
E não à toa essas mudanças impactam diretamente nas características dos canais tradicionais. Torna-se essencial ao varejo alimentar apostar em mudanças para continuar competitivo e relevante.
Conhecer soluções tecnológicas disponíveis no mercado é um primeiro passo pra se adequar às demandas atuais, aplicando um processo de digitalização nos negócios.
O desenvolvimento macro do setor e dos órgãos fiscalizadores, acentua esta grande curva do varejo alimentar atraindo seus consumidores, de forma mais consciente e consistente na experiência de compra.
A busca pela excelência nos processos
Os maiores desafios atuais da gestão operacional do Varejo alimentar é a excelência nos seus processos.
A busca incessante por melhorias traz um varejo curioso, audacioso e bastante focado em melhorar a experiência de seu cliente.
As preocupações dos varejistas vão além das normas fiscalizadoras, entrando no mundo operacional e todo seu entorno. Desde estar atento às datas de renovação de documentos, registros de aprovação sanitária, alvarás, até a manutenção de um controle adequado de estoque e de funcionários, entre outros processos.
Outros pontos de atenção são as exigências do mercado: o que o consumidor busca, qual a melhor exposição de determinado produto, qual quantidade necessária nas gôndolas.
Um processo operacional estruturado e digitalizado dará ao varejista uma segurança maior em toda sua operação padronizada.
Muito além da transformação digital
As tecnologias podem auxiliar nesse processo de mudanças, apoiando problemas que se repetem na gestão operacional.
Soluções como o WeCheck, ao trazer eficiência em gestão operacional, tem sido cada vez mais procuradas para apoiar rotinas do varejo alimentar, o que levou a desenvolvedora TrackingTrade a personalizar sua solução, fortalecendo parceria com especialistas e trazendo para seus clientes o Wecheck Food.
Trata-se de um aplicativo de gestão de equipes com checklists digitais feitos por especialistas do setor Alimentos e Bebidas, contribuindo principalmente pra segurança alimentar, qualidade e prevenção.
O funcionamento é muito simples, as equipes dos supermercados e restaurantes, acessam checklists digitais prontos com rotinas operacionais como auditorias, controles de manutenções, prevenção de perdas, normas sanitárias, procedimentos de higienização, organização pré inventário, cliente oculto, controle de promotores, gestão de categoria e muito mais.
Os gestores, por sua vez, tem visibilidade de toda sua operação por dashboards, gerando relatórios e comparando desempenhos em tempo real.
Wecheck Food tem trazido agilidade e confiabilidade de dados, deixando o chão de loja com processos padronizados.
Sobre a TrackingTrade
Além do know how tecnológico, nossa equipe conta com especialistas nos diferentes segmentos em que atuam, gerando valor aos negócios de nossos clientes, traduzindo seus conhecimentos em excelência nos processos operacionais, comerciais e regulatórios. Como resultado, entregamos otimização, padronização, redução de custos e foco na produtividade e qualidade.