O que é Trade Marketing?

Vender é  oxigênio que mantém vivo qualquer negócio. E promover as vendas são o objetivo central do Trade Marketing, que nada mais é que a exposição estratégica de produtos nos canais de venda, principalmente nos centros de distribuição (como empresas de varejo).

Parece simples, mas o caminho para a execução de um bom plano de Trade Marketing é longo. Envolve a escolha dos promotores certos, dos melhores pontos de venda, identificação do público, posicionamento do produto e, é claro, os recursos disponíveis para investir no processo.

O Trade Marketing toma por base pesquisas que apontam que grande parte do processo de compra é definido pelo consumidor no ponto de venda, de acordo com o local onde o produto está exposto, atratividade do rótulo e ações de promotores.

O que é trade marketing?

O primeiro ponto a considerar na hora de planejar um Trade Marketing é não considerar a estratégia como despesa, mas como um investimento. Um plano bem executado certamente aumentará as vendas e pode até gerar um novo posicionamento para o produto no mercado.

O sucesso do plano, é claro, também depende do valor que a empresa está disposta a investir nele. Como falaremos mais abaixo, com as ferramentas disponíveis atualmente é possível promover uma estratégia satisfatória de Trade Marketing aplicando um valor menor do que o necessário para obter os mesmos resultados há poucos anos.

Definido o budget, é hora de partir para a ação, identificando os melhores pontos de venda, a equipe de promotores e o escopo do plano (promover um produto em específico, atingir determinado público, etc).

O relacionamento com os pontos de venda é salutar dentro dessa estratégia. Estabelecer conexões positivas com os varejistas é ter um lugar garantido para a divulgação da mercadoria da empresa.

Por conta disso, é preciso ter em mente que o Trade Marketing pode ter todo o apoio tecnológico disponível, mas que ainda é um processo conduzido de pessoas para pessoas. A relação é literalmente de parceria, ou seja, tanto os produtores quanto os distribuidores precisam sair ganhando.

Os benefícios do Trade Marketing

As estratégias para atingir bons resultados com o Trade Marketing são bastante variáveis de acordo com o tamanho da marca e seus objetivos específicos.

De modo resumido, podemos elencar cinco benefícios imediatos de adotar um plano de Trade Marketing:

1.       Promover o produto de forma direcionada e com mais eficiência;

2.       Garantir a presença de sua marca nas melhores lojas;

3.       Manter seu produto por mais tempo nos pontos de venda, aumentando seu giro e promovendo uma “demarcação de território”;

4.       Gerar um processo de identificação da marca com o cliente;

5.       Vender mais.

Soluções que auxiliam

Diante da concorrência cada vez maior e de orçamentos enxutos para investimento, recorrer ao uso de ferramentas tecnológicas é essencial para adotar o Trade Marketing. Na Tracking Trade, temos diversas soluções que podem ajudar no processo.

Uma delas é a One Trade, plataforma para a gestão de equipes de campo que atuam com Trade Marketing. Por meio dela é possível identificar os melhores pontos de venda; controlar o tempo de permanência de cada promotor nas lojas; roteirizar as visitas com a melhor otimização de tempo possível no deslocamento entre um ponto e outro; promover a comunicação eficiente entre os vendedores e o gestor, entre outras funções.

Tudo de forma personalizada para atender os interesses do cliente, e com coleta e análise de dados que ajudarão a expandir as vendas ainda mais.

Se você se interessou pelo assunto ou quer mais informações sobre nossas soluções em Trade Marketing, entre em contato com nossos consultores.

Subscribe to our Newsletter

Get exclusive content