Precificação em tempo real: a chave para aumentar os lucros da sua empresa

O preço certo e adequado ao posicionamento da sua marca pode atrair ou afastar clientes, impulsionar as vendas e aumentar os lucros ou trazer prejuízos severos.

No entanto, definir o melhor preço não é nada fácil!

É preciso compreender a demanda dos consumidores, sazonalidades, comportamento do mercado e posicionamento da concorrência. Por isso, no mundo competitivo da indústria e varejo, uma boa estratégia de precificação é um grande trunfo para o bom desempenho do negócio. 


Nos próximos parágrafos, você verá como definir o melhor preço e ajustar as bússolas da sua estratégia em tempo real, conforme o comportamento do mercado.

Monitorando o mercado e a concorrência

A chave do sucesso da indústria e varejo depende de encontrar o ponto exato em que os preços sejam vantajosos para o negócio, competitivos em relação à concorrência e atraentes o bastante para que o shopper decida pelo seu produto.

A estratégia básica de precificação precisa levar em consideração os custos de produção, transporte e logística, sem esquecer da estratégia de marca e margem de lucro. 

Acontece que as condições do mercado mudam o tempo todo e é preciso estar atento a esse movimento para não perder espaço.

Como você pode ver, não é uma equação simples!

O primeiro passo para acompanhar essas mudanças é o monitoramento de preços e concorrentes. 

De forma prática: imagine que você é o gestor de uma marca ou indústria de eletrônicos e sua empresa decidiu lançar um novo smartphone. Foram feitos os estudos de diversas variáveis para a definição de um preço X.

Mas, logo após o lançamento, um concorrente que está vendendo um smartphone semelhante ao seu nos mesmos marketplaces, está praticando um preço significativamente menor. 

Se o seu time não estiver monitorando nos diversos canais onde a concorrência atua e nem for capaz de ajustar o preço rapidamente, sua empresa corre o sério risco de perder vendas e realizar prejuízos.

Como resolver isso?

Usando a tecnologia a favor dos lucros e dos processos otimizados. 

Ferramentas como o PriceTracking da TrackingTrade, por exemplo, podem fornecer ao seu time informações em tempo real sobre preços e concorrentes, além de trazer dados fundamentados sobre o comportamento do consumidor para a elaboração ou ajuste de estratégias.

Precificação Dinâmica, como fazer?

Veja o passo a passo para fazer a precificação dinâmica e abaixo o exemplo prático de aplicação:

  1. Defina os objetivos da precificação

Toda precificação deve ter um objetivo claro: aumentar a margem de lucro, gerar fluxo de caixa, promoção e popularização do produto, entre outros.

De posse do objetivo fica fácil saber a variação de preços que seus produtos podem assumir. Por exemplo, se está lançando um produto novo e desconhecido pelo seu público, faz sentido abrir mão de uma margem de lucro maior em prol de uma promoção e popularização do mesmo.

  1. Estude e monitore o mercado
    Entenda qual é o cenário no momento atual: as taxas de juros, o que está acontecendo no seu setor e também nos outros, comportamento do consumidor, o que a concorrência está fazendo e que resultados ela tem alcançado.

  1. Trace as estratégias
    Depois dos passos 1 e 2 fica mais fácil definir por qual caminho seguir para atingir o ponto final desejado. 


Decida o que fazer, elabore possíveis cenários futuros e esteja preparado para mudanças. Afinal, o mercado é dinâmico, exatamente por isso a precificação também deve ser!

  1. Monitore as mudanças em tempo real
    Acompanhe o que acontece no dia a dia. Algum concorrente derrubou os preços por alguma razão? Os consumidores estão adotando uma nova forma de consumir? Você deve ser capaz de identificar e partir para o passo 5!
  2. Reajuste sua rota e os preços conforme a necessidade e o cenário

Se o cenário mudou, seu negócio também precisa mudar! De acordo com os acontecimentos e comportamentos você pode reajustar sua rota, mudar seus preços e reposicionar seus produtos.

Não subestime o poder do monitoramento e do trackeamento de preços

Considere o mesmo exemplo anterior para ilustrar como a precificação dinâmica pode funcionar na prática trazendo mais lucro para sua empresa…

Imagine que sua empresa esteja vendendo o novo smartphone em diversos marketplaces online. Vocês já passaram pelo passo 1 e sabem exatamente o que estão perseguindo com esse preço, que foi definido levando em conta diversos fatores.

Mas agora, seu time já está usando o PriceTrack para monitorar constantemente os valores praticados pelos concorrentes e os padrões de demanda dos consumidores (passos 2 e 4).

Além disso, novas estratégias foram traçadas com base no objetivo final da precificação (passo 3). Assim, um sistema foi configurado para que os preços fossem alterados de acordo com a estratégia (passo 5). 

Exemplo, quando os dados indicam que um concorrente reduziu os preços dos smartphones semelhantes aos seus, esse sistema automaticamente pode ajustar seus preços para permanecer competitivo, podendo colocá-los iguais ou abaixo dos preços da concorrência.

Ou, seu time notou que após uma notícia importante que colocou este produto na mídia, a busca por ele aumentou. Automaticamente é possível ajustar os preços conforme o aumento da demanda e a quantidade de mercadoria em estoque.

O resultado é que sua empresa não deixa dinheiro na mesa, não perde vendas e se mantém competitiva diante do shopper. Além disso, o produto consegue atrair mais clientes e maximizar seus lucros.

A precificação dinâmica pode ser totalmente otimizada e automática, basta que você tenha acesso às ferramentas certas. 

Dados: uma ferramenta poderosa para o aumento dos lucros

As informações trazidas pelas práticas de monitoramento trazem vantagens competitivas e de inovação, uma vez que os dados coletados podem ser usados na previsão de tendências para o comportamento dos consumidores e na criação de produtos que atendam a essas novas demandas.

Imagine o quanto isso coloca seu negócio em destaque no seu setor de atuação!

Se você ainda não tem uma boa estratégia de precificação e de monitoramento de produtos ou um bom stream de dados, fique atento! Sua empresa está perdendo dinheiro!

Conte com parceiros que possuem Know How no assunto. A TT possui soluções para o monitoramento e tracking de preços, além de oferecer um atendimento personalizado, com uma equipe de especialistas não terceirizados, que pode ajudá-lo! 

Quer entender melhor sobre as soluções TrackingTrade? Então agende agora uma demonstração gratuita das nossas ferramentas.

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