Padronização de processos em Franquias

O Boticário tem a maior rede de franquias do Brasil e hoje tem como desafio a padronização de processos. Segundo dados da ABF (Associação Brasileira do Franchising) em 2020, a marca tem mais de 3,7 mil pontos de venda, em 1,7 mil cidades brasileiras, e mais de 900 franqueados.

Não é exagero dizer que O Boticário criou o modelo de franquias de cosméticos e perfumaria como o conhecemos hoje. Por ser um modelo tão eficiente, ele foi muito copiado. O que significa dizer que a concorrência é grande – por isso mesmo, é cada vez mais necessário atuar com nível de excelência para se diferenciar.

Mas não dá para esperar que o retorno venha sozinho. O franqueado deve ter controle da execução dos processos e que possa manejá-los caso seja necessário.

O desafio que resolvemos junto aos franqueados

Em 2020, a TrackingTrade começou a atender um grupo de 15 lojas da rede no interior de São Paulo, região de Ribeirão Preto, que inovou ao apostar na solução Wecheck. O principal desafio era garantir a padronização de processos aplicado em franquias, equipamentos e ações em geral para alinhamento à filosofia da rede.

Grandes redes de franquias geralmente têm ferramentas contratadas para gestão financeira, Recursos Humanos e departamentos administrativos. Mas não para gestão operacional.

Uma das necessidades foi atender aos critérios do IAF (Instrumento de Análise de Franquia), usado pela franqueadora para orientar, desenvolver e direcionar a rede de franquias da empresa na incorporação da sustentabilidade em suas práticas de negócio, contribuindo para a gestão de riscos, a otimização de oportunidades, bem como a diferenciação do grupo nos focos estratégicos em sustentabilidade.

No IAF, os franqueados devem atender aos critérios alinhados ao modelo de excelência da FNQ (Fundação Nacional de Qualidade).

A solução Wecheck aplicada ao Grupo Boticário

A solução para a rede de lojas d’O Boticário foi o WeCheck. Uma ferramenta que cria um workflow automatizado com checklists digitais e dashboards qualitativos.

A solução possibilita o controle 360° da operação das lojas com acompanhamento de desempenho entre unidades da rede. Ele dá visiblidade a ocorrências de manutenção (como troca de lâmpadas ou de display), procedimentos internos (vistorias de higienização), status de validade dos produtos e do estoque para uma reposição consciente.

Com o WeCheck, é possível acompanhar o estoque de embalagens e demonstradores, entender produtos próximos à data de validade, antecipar campanhas, reprecificar. Ou seja, agir com antecedência para diminuir perdas e desperdícios.

Uma das maiores vantagens é fortalecer o vínculo da rede nas lojas, evitando o risco dos franqueados abandonarem as franquias para abrirem negócios próprios similares. O WeCheck ajuda a construir vínculo e mostrar apoio.

Fale com a TrackingTrade

Na TrackingTrade estamos preparados para ouvir o seu problema e oferecer uma solução personalizada para digitalização de processos, gestão de equipes e construção de workflows ágeis com checklists online.

Conheça nossos produtos e entre em contato para mais informações.

Assine nossa Newsletter

Receba conteúdos exclusivos