Análise: quem superou 2020 terá prova de fogo em 2021

Gestores de diferentes áreas de negócios começaram 2020 cheio de expectativas. A economia vinha em um ritmo de recuperação que, se não era o ideal, ao menos representava o fim da estagnação.

Mas em março veio a pandemia da covid-19. Fazendo uma analogia simplória, é como se tivéssemos que começar a conduzir um trem sem um dos trilhos, enquanto os passageiros cobram mais rapidez e mais conforto para chegar ao destino final. Sem aumentar o valor do tíquete adquirido na origem.

Fim do improviso, era sinal dos tempos!

Recorrendo a um clichê, a pandemia chegou para separar meninos e homens, tanto do lado dos clientes como da nossa, de fornecedores.

Os executivos, tomadores de decisão das marcas passaram a adotar a duo dilligence para descobrir desvios no fluxo de produção, custos não mensurados, entregas em mínimo desacordo. Falando o português claro, foi o fim da gambiarra nos processos produtivos.

A partir daí, o Santo Graal passou a ser a redução de custos e o aumento da performance. De forma concomitante. Algo que seria óbvio para qualquer empresa em qualquer tempo, mas que se tornou de fato obrigatória no contexto da pandemia.

O terceiro pilar no rol das novas demandas para fornecedores de tecnologia foi o aumento da velocidade nas entregas – e na própria operação das ferramentas.

Quer dizer: em termos de organização e implantação, a pandemia, embora ainda não tenha acabado, foi curta. Entregas muito densas, equipes altamente exigidas e prazos bastante exíguos.

O que vem por aí?

Diante disso, não é difícil concluir que nem todos fornecedores conseguiram sobreviver a 2020. Nós da TrackingTrade passamos pelas mesmas dificuldades, conseguimos atender as demandas de antigos e novos clientes. Foi uma travessia e tanto, clientes parceiros apostaram na nossa empresa para atender as necessidades reais do momento.

Mas, e agora? Será que 2021 vai trazer a esperada bonança que vem depois das tempestades. Longe disso.

Porque clientes que puxaram a corda em 2020 e perceberam que o fornecedor suportou a tensão vão querer manter a corda esticada – ou, até, esticá-la ainda mais neste ano que começa agora.

O desafio agora será lidar com o que podemos chamar de apagão de mão de obra para a tecnologia. Porque, diante da demanda sem precedentes deste ano, bons profissionais em início de carreira evoluíram muito rapidamente para postos de destaque. E talvez demore para que outros apareçam para ocupar seu lugar na base da pirâmide.

Estamos preparados

Na TrackingTrade estamos preparados para continuar atendendo os clientes com o mesmo nível de excelência, com ou sem pandemia. Um dos focos em termos de serviços será a mensuração da força de distribuição (data science), tanto online como offline, seguindo um fluxo omnichannel de monitoramento, e a entrega depurada dos dados coletados para municiar os tomadores de decisão. E ainda novos produtos estão a caminho.

Temos ferramentas e equipes para atender esse tipo de demanda – e outras também. Aproveite a calmaria do começo do ano, entre em contato e conheça as soluções que podemos oferecer.

Assine nossa Newsletter

Receba conteúdos exclusivos